sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Prevenção e Combate a Incêndio

Conceito do fogo: É uma reação química na qual o material combustível combina-se com o comburente (normalmente o oxigênio do ar atmosférico), produzindo luz e calor. Essa reação química chama-se combustão, sendo necessária a união de três elementos:
Métodos de transmissão de calor:
Condução: É a transmissão de calor que ocorre de molécula para molécula, através do aumento do seu processo vibratório, ocasionando assim um aumento de temperatura em todo o corpo.
Convecção: O ar aquecido se expande e tende a subir para as partes mais altas do ambiente, enquanto o ar frio toma lugar nos níveis mais baixos. As massas de ar aquecidas podem levar calor suficiente, para iniciar o fogo em corpos combustíveis, com os quais entrem em contato.
Irradiação: É a transmissão de calor por meio de ondas e raios que se processa através do espaço vazio. As ondas de calor propagam-se em todas as direções, e a intensidade com que os corpos são atingidos aumenta ou diminui à medida que estão mais próximos ou mais afastados da fonte de calor.
Composição do ar: 78% Nitrogênio, 21% Oxigênio e 1% Outros gases.
Classes de Incêndio
Classe A: É o incêndio que ocorre em materiais sólidos ou fibrosos comuns, que ao se queimaren deixam resíduos. Esse materias queimam tanto em superfície, quanto em profundidade. Exemplos: madeira, papel, tecido, espuma, entre outros.

                                               
  
Classe B: É o incêndio que ocorre em materiais líquidos inflamáveis. Esses materiais queimam somente em sua superfície e não deixam resíduos. Exemplos: gasolina, álcool, querosene, tinta, entre outros.
Classe C: É o incêndio que ocorre em equipamentos elétricos energizados (equipamentos que se encontram conectados à corrente elétrica) Exemplos: máquinas e motores em geral, painéis elétricos, entre outros. Quando o equipamento é desconectado da corrente elétrica, o incêndio passa a ser Classe “A”
Classe D: É o fogo que ocorre em metais pirofóricos, também chamado de ligas metálicas. Exemplos: magnésio, potássio, alumínio em pó, zinco, antimônio.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário