Animais Peçonhentos
Ministrado por: Felipe e Laíse (Monitores)
Orientado por: Enfº Mda Karen de Morais
¢São animais que, por meio de um mecanismo de caça e defesa, são capazes de injetar em suas presas uma substância tóxica produzida em seus corpos, diretamente de glândulas especializadas (dente, ferrão, aguilhão) por onde passa o veneno.
¢Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos dessa categoria.
Animais venenosos X Animais peçonhentos
¢Animais Venenosos são aqueles que produzem as substâncias tóxicas (veneno), mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões, aguilhões, esporões), e por isso, dependem da situação para usá-las.
¢ Animais peçonhento são aqueles que produzem veneno muito concentrado e possuem, em seu corpo, uma estrutura capaz de inocular (“injetar”) essa substância: a peçonha. No caso das serpentes peçonhentas, elas possuem dentes com modificações que permitem com que isso seja feito.
Principais Serpentes
¢Ao contrário do que muita gente pensa, são poucas as espécies de serpentes capazes de causar danos aos seres humanos
¢As serpentes peçonhentas do Brasil possuem algumas características em comum que permitem com que sejam identificadas e diferenciadas das espécies que não inoculam veneno, tais como as jiboias, salamantas, sucuris, dormideiras e caninanas.
¢A primeira característica é a presença da fosseta loreal, uma estrutura que fica entre os olhos e as narinas da serpente.
Todas as serpentes peçonhentas do Brasil possuem essa estrutura, somente a coral-verdadeira que não.
Coral verdadeira x coral falsa
A pessoa só saberá após o acidente: a coral verdadeira é venenosa, podendo causar a morte, já a falsa coral não é capaz de inocular veneno, no local da picada há vermelhidão e dor, mas sem maiores riscos.
A mais marcante diferença está na sequência de anéis. Na coral verdadeira a cor vermelha não se encontra com a cor preta, tendo sempre um anel branco ou amarelo (dependendo da espécie) entre as duas cores
Na falsa coral a cor vermelha se encontra com a cor preta, como na imagem abaixo
A única maneira eficiente de diferenciá-las é através da análise da sua dentição. As corais verdadeiras (assim como todas as serpentes que representam a família Elapidae) possuem dentição proteróglifa, ou seja, são dotadas de pequenos e fortes dentes não retráteis, localizados na parte frontal do maxilar superior. Com isso, a coral não pica seus oponentes como fazem as serpentes da família Viperidae (Jararacas e Cascavéis), mas os morde deixando a peçonha escorrer para dentro da incisão.
¢Exceto as corais-verdadeiras, todas as outras serpentes peçonhentas possuem cabeça triangular.
¢Quanto às cascavéis, além da cabeça triangular, elas apresentam uma espécie de chocalho, no fim de sua cauda. Com essa estrutura, tal serpente produz sons, afastando seus predadores
Jararaca
¢Coloração marrom esverdeada,
¢Desenhos na forma de “V” invertido em cor preta ou castanha escuro, cauda lisa.
¢Medem aproximadamente 1 m de comprimento.
Cruzeira, urutu
¢Coloração marrom,
¢desenhos na forma de gancho de telefone, com a borda branca.
Podem medir aproximadamente 1 m de comprimento
Cascavel
¢Coloração marrom-amarelada,
¢Desenhos em forma de losangos mais claros no dorso e nas laterais.
Pode medir aproximadamente 1 m de comprimento
Cotiara
¢Apresentam coloração castanha esverdeada com desenhos de trapézios e têm o ventre preto. São serpentes de pequeno a médio porte.
Jararaca-pintada
¢Também conhecida como jararaca-do-rabo-branco. Apresenta coloração castanha com desenhos em forma de trapézios. São serpentes de pequeno a médio porte e muito ágeis.
¢Finalmente, sobre as surucucus e surucutingas, tais serpentes possuem a cauda com escamas arrepiadas, e ponta lisa e afilada.
Escorpiões
HÁBITOS E HABITAT
¢A maioria apresenta hábitos noturnos.
¢Durante o dia, os escorpiões procuram abrigo embaixo de pedras, telhas, madeiras e troncos em decomposição e à noite, saem à procura de alimentos.
¢ Nas residências, podem se esconder dentro de calçados ou em roupas caídas no chão. São mais ativos durante os meses mais quente do ano.
escorpião amarelo
Escorpião-marrom
¢Escorpião-preto-da-Amazônia
¢O escorpião possui seu veneno localizado na sua cauda, em uma região denominada de télson.
¢O veneno do escorpião, dependendo da espécie, pode causar bastante dor, produção exagerada de suor, enjoo, vômitos, aumento dos batimentos cardíacos, dificuldade respiratória e até mesmo a morte.
Lagartas Urticantes
A fase de lagarta (ou larva) é uma etapa do desenvolvimento dos insetos. Na ordem Lepidoptera, grupo das borboletas e mariposas, estas lagartas apresentam grande diversidade de cores e formas.
¢Quadro local decorrente dos acidentes causados por lagartas urticantes.
¢Dor em queimação no local, inchaço e vermelhidão
¢São encontradas, durante o dia, no caule das árvores agrupadas, apresentam hábitos gregários, ou seja, ficam em grupos de 200 ou 300 indivíduos. À noite sobem nas copas das árvores para se alimentar.
¢Somente na fase de lagarta é que provocam acidente.
Sapos
¢É um exemplo clássico de animal venenoso, que possui veneno, mas não possui estrutura para inocular este veneno. Apresentam pequenas glândulas espalhadas pelo corpo e duas grandes glândulas de veneno atrás dos olhos chamadas de paratóides. Quando as glândulas são pressionadas, ocorre a liberação do veneno. Acidentes são mais comuns em cães e gatos.
Aranhas
¢As aranhas são animais quelicerados, ou seja, possuem quelíceras, que é a estrutura especializada para inocular o veneno.
¢Esta estrutura é formada por duas partes, uma basal maior e outra dura em formato de ferrão ou dente. Neste ferrão há um canal por onde passa o veneno proveniente da glândula de veneno.
Habitat e hábitos
aranha armadeira
aranha de jardim
caranguejeira
¢As aranhas são predadoras, geralmente solitárias, e possuem hábitos diurnos e noturnos. Vivem em teias, ocupam buracos naturais no solo, em fendas de barrancos, em árvores e arbustos, sob troncos podres, em cupinzeiros, em bromélias.
¢Algumas podem viver domiciliadas, dentro das residências, em depósitos, garagens e outras construções.
viúva negra
MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Nenhum comentário:
Postar um comentário