sábado, 23 de setembro de 2017

Trabalho apresentado em evento

No dia 25 de maio de 2017 a Monitora Aline apresentou um trabalho referente ao Projeto no III Seminário Internacional de Enfermagem e X Semana de Enfermagem da UFSM.
Abaixo o trabalho apresentado.
Parabéns a Monitora pela iniciativa e por ajudar a divulgar ainda mais o Projeto.



EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PRIMEIROS SOCORROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução: A educação em saúde busca desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e pela saúde da comunidade a qual pertença e a capacidade de participar da vida comunitária de uma maneira construtiva, buscando encorajá-las para adoção e manutenção de padrões de vida sadios, e capacitá-las para a tomada de decisões, tanto individual como coletivamente, visando melhorar condições de saúde e ambientais1 . Neste contexto a visibilidade e aproximação de profissionais capacitados com a comunidade é capaz de transformar a realidade em saúde de diferentes populações. Socializar o conhecimento e promover o diálogo entre o saber científico com a comunidade em projetos sociais, como por exemplo, sobre primeiros socorros com crianças e adolescentes equivalem a dizer que a educação em saúde deve promover, por um lado, a responsabilidade pelo autocuidado. Considerando que os primeiros socorros refere-se ao primeiro atendimento que se presta à pessoa que está ferida ou adoece repentinamente. Geralmente são realizados por pessoas leigas até a chegada do serviço especializado2 . O atendimento de primeiros socorros pode ser realizado por qualquer cidadão que possua conhecimento das técnicas básicas, incluindo crianças e adolescentes2 . Neste interim, os projetos sociais atuam nos espaços comunitários buscando a transformação social por meio de prática educativa dialógica, ou seja, não partem da premissa de apenas estender os conhecimentos às pessoas envolvidas na ação e manipulá- las, buscam considerá-las sujeitos de transformação e de decisão na definição de suas práticas culturais, políticas, econômicas e de saúde3 . Entendem-se, que a enfermagem seja uma aliada dos projetos com a comunidade, que amplie seu olhar para as demandas de primeiros socorros e esteja ao lado dessas crianças e adolescentes encorajando, incentivando e informando os cuidados para prevenção/atendimento de situações de socorro. Sob esse enfoque em Santa Maria há um projeto denominado Bombeiro Mirim - SM que tem por objetivo desenvolver a cidadania, a disciplina e o aprendizado das crianças e adolescentes. Objetivo: relatar a vivência das ações de educação em saúde realizadas no projeto Bombeiro Mirim – Santa Maria junto a crianças e adolescentes no município de Santa Maria do Rio Grande do Sul. Metodologia: trata-se de um relato de experiência obtido a partir do desenvolvimento de ações de educação em saúde sobre primeiros socorros abordando a temática de contenção hemorrágica, por meio de atividades lúdicas, para 25 crianças e adolescentes frequentadoras do projeto social. As ações lúdicas são consideradas uma intervenção não convencional, que aparecem como uma prática alternativa para o desenvolvimento das relações entre profissional enfermeiro e o adolescente4 . Resultados: Participaram como monitores dessas atividades dois bombeiros militares, uma enfermeira e dois voluntários acadêmicos do curso de enfermagem. O projeto é realizado nas manhãs de sábado, das 8 às 11h, na sede central do Corpo de Bombeiros de Santa Maria e ocorreram no período de agosto a novembro de 2016. As ações referente a temática de situações hemorrágicas foram organizadas em quatro encontros, que contemplaram diversas ações, a saber: a preparação do local, instalação de equipamentos de áudio e vídeo, preparação e demonstração dos materiais para as técnicas de contenção hemorrágica, recepção das crianças e dos adolescentes, explicações do conteúdo embasado em bibliografias especializadas, dinâmicas de apresentação de forma lúdica, exposição de eventos sobre primeiros socorros, exposição de um vídeo demonstrativo e uma atividade de avaliação teórica com reflexão posterior. Nos encontros participaram 25 crianças e adolescentes, com faixa etária de sete a quatorze anos, residentes no município supracitado. No primeiro encontro as crianças e os adolescentes foram recebidas e por meio de conversas informais estabeleceu-se o vínculo, assim acontecendo o acolhimento dos mesmos. Em seguida, ocorreu uma dinâmica de apresentação do conteúdo e então foi realizada uma ação expositivo-dialogada sobre contenção/prevenção de primeiros socorros para hemorragias, baseadas nos conteúdos científicos disponíveis em manuais do ministério, livros e artigos. O conteúdo apresentava as três classificações hemorrágicas: hemorragia arterial, hemorragia venosa e hemorragia capilar, discorrendo da anatomia, fisiologia e cuidados para essas classificações. No segundo encontro, as crianças e adolescentes expuseram relatos de experiências prévias e logo após, foi explicado detalhadamente a classificação das hemorragias utilizando-se materiais de apoio (imagens). Posteriormente, foi demonstrada em forma de ensenação a maneira adequada de agir frente aos casos de hemorragia, havendo exposição dos materiais como: gases, chumasso, soro fisiológico e/ou água, enfatizando a maneira de prevenir agravos nestas situações. Logo após, ocorreu a exibição de um vídeo demonstrativo, que apontava diferentes situações hemorrágicas, como por exemplo os cortes; fraturas expostas; acidentes, enfatizando erros e acertos dos primeiros socorros realizados com as vítimas. No terceiro encontro, foi aplicada uma atividade avaliativa teórica, com questões objetivas e descritivas, com o intuito de identificar possíveis dificuldades na compreensão do conteúdo abordado. Em seguida, os monitores realizaram a correção da atividade avaliativa e simultaneamente identificaram as dificuldades apresentadas. No quarto encontro, foi realizada a devolutiva da atividade avaliativa, a correção junto as crianças e adolescentes e a revisão do conteúdo em que houve menor apreensão, utilizandose novamente da exposição do conteúdo em slides e das técnicas adequadas e materiais necessários. Assim, por meio da observação das expressões apresentadas pelas crianças e adolescentes, da participação ativa e do resultado das avaliações, percebeu-se que as ações de educação em saúde trouxeram esclarecimentos sobre o tema, evidenciando a importância do cuidado diante das situações de primeiros socorros. Ainda, pode-se perceber que os monitores também obtiveram novos conhecimentos por meio das ações desempenhadas, já que aprenderam a realizar educação em saúde com atividades lúdicas para as crianças e adolescentes no projeto social. Conclusão: Diante do exposto, evidencia-se a complexidade dos cuidados em situações de primeiros socorros e a sua relevância social. Ainda, considerando-se a utilização de distintos recursos educacionais, aplicados a diferentes populações, salienta-se a importância do respeito às individualidades concernentes à cultura, crenças, hábitos, pensamentos, valores, normas e comportamentos para o êxito do processo educativo em saúde. Desta maneira, a enfermagem exerce papel fundamental na educação em saúde, no ensino de primeiros socorros para crianças e adolescentes, em virtude do indicativo de compreensão e esclarecimento que surgiu acerca do conteúdo apresentado após a realização das atividades sobre contenção hemorrágica no projeto social. Essa ação foi importante para o crescimento intelectual dos monitores, principalmente, dos acadêmicos de enfermagem, já que proporcionou o desafio da troca de experiências com crianças e adolescentes sobre a temática de primeiros socorros por meio da educação em saúde, bem como a capacidade de adaptar as trocas de saberes a fim de contemplar o entendimento dos envolvidos. Eixo temático: Formação e Educação em Saúde e Enfermagem.


Descritores: Primeiros Socorros; Enfermagem; Criança; Adolescente; Educação em saúde.

Descriptors: First Aid; Nursing; Child; Adolescent; Health education. Palabras clave: Primeros Auxilios; Enfermería; Infantil; Adolescente; Educación para la salud. 

Referências:
 BRASIL. Educação em Saúde: Histórico, Conceitos e Propostas. Conferência Nacional de Saúde On-Line, 2012. Disponível em: . Acesso em 04 de abril de 2017.
PEREIRA, K.C. et al. A construção de conhecimentos sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros por parte do público leigo. R. Enferm. Cent. O. Min., 2015, jan/abr; 5(1):1478-1485. RIBEIRO, K.S.Q.S. A experiência na extensão popular e a formação acadêmica em fisioterapia. Cad. CEDES, v.29, n.79, p.335-346, 2009. 
LOPES, M.J. Os clientes e os enfermeiros: construção de uma relação. Revista Escola de Enfermagem USP, São Paulo, p.220 –228, 2005. 39(2):220-8.
 NARDINO, J. et al. Atividades educativas em primeiros socorros. Revista Contexto & Saúde Ijuí, ed. Unijuí, 2012, p. 88-92, v. 12, n. 23, jul./dez.
 

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